quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Smoothie de Maca Peruana, Fruta e Cacau

Todos os anos visito o "senhor doutor" no início do Outono para um check-up médico. Nada de especial, para além de uma "revisão de rotina": análises ao sangue, ecografia ou mamografia mamária, etc.. Este ano, como tinha queixas de episódios continuados de acne hormonal, unhas fracas e quebradiças, queda acentuada de cabelo, alterações de humor e uma sensação de cansaço persistente, pedi também para fazer exames à tiróide.

A tiróide é uma importante glândula endócrina, em forma de borboleta, que fica localizada no pescoço (à frente da traqueia). É responsável pela produção de hormonas como a tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) que estimulam o metabolismo do organismo humano, bem como pela calcitonina (responsável pela regulação e equilíbrio do cálcio no corpo).
De forma mais simplificada, a tiróide desempenha um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento desde a infância até à idade adulta, na regulação dos ciclos menstruais femininos, na fertilidade, peso, memória, concentração, humor e até no bem estar emocional.

Uma semana após o exame, os resultados estavam prontos e bastou uma leitura rápida (e pouco entendida) das nove páginas de parâmetros em análise, para me deparar com os resultados surpreendentemente altos da TSH (que analisa o eixo Hipófiso-Tiroideu). Valores da T4 e T3 dentro da normalidade, mas uma TSH a "rebentar" a escala do valor máximo de referência. Claramente indicador de que a minha tiróide não está a funcionar bem e isso justificaria todas as "pequenas" queixas que apresentei ao médico em Outubro...
A leitura do meu médico foi a que antecipava, que há indicadores de uma disfunção da hipófise (ou glândula pituitária) que está a começar a afectar a tiróide e, por isso, seria benéfico avançar imediatamente para reposição hormonal sintética.

Em casa, e já a tomar diariamente a hormona sintética de reposição, tenho-me dedicado a fazer algumas pesquisas para tentar perceber o que existe em termos de suplementos e/ou dietas alimentares que possam ajudar também, de forma natural, a desinflamar o organismo e a reduzir o actual valor anormalmente alto da TSH.
Percebi pelas leituras que tenho feito até ao momento, que preciso reforçar a quantidade de iodo que ingiro (sem causar toxicidade ao organismo, claro), por isso, aumentei o número de refeições semanais de peixe e marisco. Foi também nestas pesquisas que me deparei com inúmeros artigos portugueses, espanhóis, brasileiros e americanos com referência à Maca Peruana e aos seus inúmeros benefícios para a saúde e, mais especificamente, para a regulação hormonal.

A Maca é um tubérculo nativo dos Andes, no Peru, e é utilizada na dieta secular deste país devido às suas propriedades nutricionais. Cultivada a mais de 4.000 metros de altitude, os nativos usavam-na tradicionalmente para aumentar a vitalidade, fertilidade e resistência (imunitária e física).
Este tubérculo possui elevados níveis de cálcio, zinco, potássio, ferro, vitaminas A, C, D, E e outras vitaminas do complexo B, é rico em proteínas e fibras, ajuda a reduzir o mau colesterol, a prevenir doenças cardiovasculares, a anemia, a osteoporose e a diabetes. Contém também uma substância vegetal chamada fitoestrógeno que provoca um efeito similar ao que o estrogénio tem no organismo humano, sendo pela acção desta substância que a regulação das hormonas humanas é potenciada.
Considerada um superalimento, a Maca Peruana pode ser encontrada à venda em pó ou em cápsulas, em lojas de produtos naturais e/ou biológicos e também em farmácias e parafarmácias. Para evitar perda de vitaminas e nutrientes, desaconselha-se a utilização deste alimento (em pó) em preparações quentes.

E é assim que surge a sugestão de hoje... Pela necessidade de equilibrar o sistema endócrino através de alternativas naturais e de começar o dia com uma dose extra de energia física, mental e emocional. E garanto-vos que desde que comecei a preparar este pequeno-almoço cremoso, com intenso sabor a Banana e a Cacau, os meus dias começam com muito melhor humor e vitalidade!
Agora que estamos a chegar ao Inverno, aos dias frios e chuvosos, à época das constipações, tosses e gripes, não percam a oportunidade de reforçar também o vosso sistema imunitário de forma natural e com sabor guloso a Cacau. Ultra rápido de preparar e tão, mas tãoooo BOM que é impossível deixar escapar a última gota da caneca!





Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 1
Tempo Prep.:  5 min.
Dificuldade: * (Fácil)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Sim (Lactoveg)
Para Crianças: Não
Tipo Prato: Bebidas
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:

- 4 colheres de sopa (cheias) de Iogurte Grego Sem Açúcar
- 2 colheres de chá (rasas) de Maca Peruana Biológica em Pó
- 1 colher de sobremesa (cheia) de Cacau Puro Magro em Pó Sem Açúcar
- 1 Pêra ou Maçã Biológica lavada, descaroçada e cortada em pedaços grosseiros
- 1 Banana Biológica madura descascada e cortada em pedaços grosseiros
Opcional:
- 1 colher de chá (rasa) de Mel de Rosmaninho

Também vai precisar de:

- Robot de cozinha ou Varinha Mágica + Copo
- Colheres das medidas indicadas
- Tábua de corte + Faca
- Caneca grande para servir

Preparação:

Junte todos os ingredientes pela ordem indicada acima ao copo do robot de cozinha ou da varinha mágica. Reduza tudo a um líquido homogéneo e cremoso. Sirva numa caneca grande e...


Bom Apetite!


Sem comentários: