Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

É Outono à Mesa [ num jantar de amigos ] - Parte II


[ Sobremesa ]   Bolo Enganador de "Chocolate" e Castanhas | SEM Glúten


O prometido é sempre devido! No post anterior prometemos partilhar a receita da sobremesa de babar que servimos no último jantar de amigos que demos cá em casa e hoje cumprimos a promessa!

A inspiração veio dos sabores outonais mais densos e das saudades que tinha de comer um bolo assim... Robusto, rico em
texturas densas e sabores que se complementam, com notas de leveza trazidas pelo recheio suave de Mascarpone com sabor a Figo... Mmmmm, delícia!
E há qualquer coisa de mágico nesta receita! A farinha de Alfarroba cria a ilusão de estarmos a comer chocolate (na cor, na riqueza do sabor e no odor), as Castanhas trazem-lhe uma textura inesperada e este interior cremoso com Compota de Figo finaliza o bolo na perfeição! E diga lá se esta cor intensa a fazer lembrar cacau não fica tão bem nestas peças que trouxe comigo da Cerâmicas na Linha?

Este é um bolo facilmente "enganador" e isso torna-o perfeito para quem gosta das travessuras do Halloween que chega já amanhã... Olhamos para ele, inspiramos profundamente, damos a primeira dentada e cheira-nos e sabe-nos a cacau amargo. Depois surgem as castanhas crocantes e aquele recheio de chorar por mais, com um leve sabor a Figo que casa lindamente com a Alfarroba! Conclusão... "É um bolo denso de chocolate negro", como nos dizia a nossa querida Lena! 

Mas nem tudo é o que parece, certo? E neste caso a dieta agradece a ilusão, pois a Alfarroba, também chamada de "chocolate saudável" substitui facilmente o cacau em sabor e ainda o bate aos pontos em percentagens mais reduzidas de gordura e de açúcar. Quer isto dizer que enquanto o cacau possui 23% de gordura, a alfarroba possui apenas 0,7% de gordura na sua composição - fantástico para os "chocoólicos" que não querem ver a culpa acumular-se na barriga, não acha? 

Saiba ainda que a Alfarroba é rica em vitamina B1 (que potencia o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração), em vitamina A (essencial para o correcto desenvolvimento dos ossos e dos dentes, mantendo a vitalidade da pele e da visão) e possui ainda um elevado teor de vitamina B2, cálcio, magnésio e ferro, entre outras vitaminas e minerais. É riquíssima em fibra (ajudando por isso a reduzir o colesterol no sangue), não possui glúten ou alergénicos na sua composição ou sequer algum dos estimulantes presentes no cacau (como a cafeína e a teobromina), tornando-a num formidável aliado até nas dietas mais restritivas.

Deixe-se tentar por este bolo delicioso e indulgente, que tem tanto de doce quanto de travessura, e que é perfeito para pregar uma partida docinha e carinhosa aos amigos que nos aquecem o coração!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 6
Tempo Prep.:  90 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano:

Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes: 
-
210 gr de Castanhas cozidas, sem casca e sem pele (corresponderá a cerca de 260 gr de castanhas com casca)
- Água q.b.
- 3 colheres de café (cheias) de Erva Doce em pó

- 4 Ovos médios 
- 1 pitada de Sal Marinho
- 120 gr de Açúcar Amarelo
- 100 gr de Farinha de Alfarroba Sem Glúten + alguns gramas para polvilhar
- 100 gr de Farinha Sem Glúten *
  * Em alternativa à farinha sem glúten, pode usar 100 gr de Farinha convencional sem fermento
- 10 gr de Fermento Sem Glúten *
  * Em alternativa ao fermento sem glúten, pode usar 2 colheres de chá (bem cheias) de Fermento químico em pó
- 100 gr de Manteiga Sem Sal cortada em cubos pequenos + alguma para untar a forma

Para o recheio:
- 100 gr de queijo Mascarpone Galbani bem frio
- 50 ml de Natas 30% bem frias
- 75 gr de Açúcar em pó
- 1 + 1/2 colher de sobremesa de Compota de Figo

Também vai precisar de:
- Balança de cozinha
- Panela pequena
- Varinha mágica + copo
- Forma redonda com 25 cm de diâmetro ou um tabuleiro rectangular com 30 x 20 cm
- Tigelas plásticas grandes
- Batedeira eléctrica
- Peneira de rede fina
- Espátula de cozinha ou Salazar
- Faca pequena com bico na ponta + Faca grande
 
Preparação:
 
* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Dê um golpe longitudinal em cada castanha, coloque-as numa panela pequena cobertas de água e adicione 2 colheres de café (cheias) de erva doce. Misture a erva doce na água com ajuda de uma colher e leve a lume médio até estarem cozidas, mas ainda firmes no centro. Uma vez cozidas descarte a água de cozer e passe-as por água corrente (para parar o processo de cozedura interna).
Descasque-as e separe 100 gr de miolo de castanha, partindo-as em pedaços grosseiros com ajuda de uma faca. Os restantes 110 gr, deverão ser adicionados ao copo da varinha mágica com 1 colher de café (cheia) de erva doce e um fio ligeiro de água - reduza tudo a puré. Procure obter no final um puré cremoso, devendo por isso ir adicionando gradualmente poucas quantidades de água até obter um creme aveludado. Reserve.

Ligue o forno a 180º C (opção apenas de aquecimento em baixo, para fazer crescer a massa sem queimar o topo do bolo). Unte a forma redonda * com um pouco de manteiga sem sal e polvilhe com alguma farinha de alfarroba - reserve. 

* Dica: Se optar por usar um tabuleiro rectangular, corte 2 rectângulos de papel vegetal, um da largura e outro do comprimento da forma que vai usar, de modo a que sobrepostos formem uma cruz cujas laterais sejam mais altas que as paredes da forma. Unte o fundo e paredes da forma com algumas nozes ligeiras de manteiga e disponha o primeiro rectângulo. Repita o passo anterior, agora sobre o rectângulo anteriormente colocado na forma, e disponha o segundo rectângulo de papel vegetal.
Os passos anteriores servem para manter seguros os rectângulos de papel vegetal, para que quando verter a massa para a forma não corra o risco do papel se mover ou soltar. O excedente de papel deixado nas laterais da forma irão permitir-lhe levantar o bolo sem o danificar na altura de desenformar.


Separe as gemas das claras, colocando as gemas numa tigela e as claras noutra. Bata as claras em castelo (com uma pitada de sal marinho, para subirem mais rápido) e, depois de bem firmes, junte-lhes 3 colheres de sopa de açúcar retiradas do total indicado na lista de ingredientes. Continue a bater até obter uma consistência cremosa (quase de suspiro ou merengue) - reserve.

Bata o restante açúcar com as gemas até obter uma massa esbranquiçada. Adicione o puré de castanhas e a manteiga (gradualmente), batendo em velocidade média até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e não existam grumos. Adicione aos poucos a farinha de alfarroba já misturada com a farinha sem glúten e o fermento, peneirando cada porção adicionada e batendo em velocidade baixa. Uma vez adicionada toda a farinha continue a bater até obter uma massa homogénea. Junte metade das claras batidas em castelo e bata em velocidade média/ alta até obter uma massa ondulante (quase a fazer lembrar a densidade de uma mousse de chocolate).

Adicione as castanhas partidas à massa e encorpore com ajuda da espátula. De seguida, junte gradualmente as restantes claras batidas em castelo, envolvendo suavemente com a espátula (não bata a massa ou use movimentos rápidos neste último passo, pois pretende-se que a massa incorpore as claras em castelo e o ar que nelas existem).


Deite a massa na forma e nivele com a ajuda da espátula - como a massa deste bolo é densa, sugiro que bata a base da forma contra a bancada da cozinha para ajudar a nivelar uniformemente. Leve ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos (para que a massa não abata, não abra o forno durante a cozedura). Após esse tempo, espete um palito na massa até ao fundo da forma e verifique se está cozinhada (se ao retirar o palito estiver totalmente seco, o bolo está cozinhado). Deixe arrefecer completamente e desenforme.

Prepare o recheio enquanto o bolo arrefece: bata até obter um creme denso o queijo Mascarpone com as natas, o açúcar em pó e a compota de figo no final. Reserve no frio até usar.


* Dica: Porque este não é um bolo que fique particularmente alto (o que se deve às diferentes densidades das farinhas usadas e do facto de ambas serem sem glúten) e por não ser fácil cortar um bolo baixo em duas partes iguais, sugiro que depois do bolo estar totalmente frio e usando a ponta de uma faca pequena, vá marcando aos poucos o meio da altura do bolo enquanto roda o prato - o objectivo é fazer pequenas marcas para se guiar quando estiver a cortar com a faca maior.

Com ajuda de uma faca grande, corte o bolo em duas partes de igual altura e aplique, usando a espátula, todo o recheio de Mascarpone na parte inferior do bolo. Aplique o recheio gradualmente, do centro para as extremidades, e nivele com a espátula. Coloque a parte superior do bolo * e...

Sirva com ♥ e um café ou chá da sua preferência. 

* Dica: Se usou a forma rectangular conclua o passo anterior e corte em quadrados, usando uma faca grande ou uma pequena forma de corte de formato quadrangular.


Bom Apetite!


Sponsored by

https://www.facebook.com/ceramicasnalinhahttp://www.galbani.pt/index.php



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, gostamos de o ler!
OBRIGADA pela sua visita e volte sempre!