Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Guisado de Lulas e Chouriço [ versão Slow Cook ]

Hoje proponho-vos uma despedida em grande às refeições mais quentes, pois a Primavera finalmente chegou a Portugal Continental! Trago um delicioso Guisado pleno em sabor, cozinhado lentamente como se fazia no tempo das queridas Avós, recordando o termo francês Mijoter, em inglês Slow Cook, em que a comida é cozinhada abaixo do ponto de fervura, deixando que todos os sabores se fundam lentamente e as texturas dos ingredientes fiquem incomparavelmente suaves e tenras, mas sem se desfazerem. Huuuuummmmm, que delícia esta!

Aproveite a sugestão de hoje e despeça-se das noites frescas com muito sabor!




Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 4
Tempo Prep.:  90 min.
Dificuldade:

** (Média)
Ingr. Principal: Moluscos
Vegetariano: Não
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Principal
Festividade: N/A
Cozinha: De Fusão

Ingredientes:
- Azeite q.b.
- 1 Cebola grande finamente picada
- 2 dentes de Alho grandes (sem o gérmen) finamente picados
- 3 colheres de sopa de Polpa de Tomate (usei da marca portuguesa Compal da Horta)
- 4 Tomates médios pelados, sem sementes e grosseiramente cortados
- 2 colheres de sobremesa (cheias) de Açúcar Amarelo
- 100 gr Chouriço cortado às rodelas (usei da marca Damatta)
- 250 ml de Vinho Branco de muito boa qualidade (usei o fantástico Consensual Branco da Casa das Torres de Oliveira - Douro)
- 2 folhas de Louro seco
- 1,5 Kg de Lulas frescas (cortadas em rodelas e previamente limpas)
- 12 Batatinhas Novas pequenas inteiras e com casca
- Sal Marinho q.b.

Vai também precisar de:
- Faca e tábua de corte
- Panela larga de ferro fundido (preferencialmente) ou uma de inox
- Panela pequena de inox
- Copo medidor
- Fervedor eléctrico
- Escorredor

Preparação:
Cubra o fundo da panela com azeite, adicione a cebola e os dentes de alho picados (saiba como retirar o gérmen do alho aqui) e deixe refogar em lume médio, até que a cebola fique translúcida.
Enquanto isso, pele os tomates (sugiro que use o fervedor eléctrico para o efeito, fervendo água e adicionando os tomates um a um após a fervura - deixe repousar durante cerca de 3 minutos e retire depois a pele com ajuda de uma faca pequena), corte-os ao meio, retire as sementes e termine cortando-os em pedaços grosseiros. Reserve.

Adicione à cebola já translúcida a polpa de tomate e mexa para que todos os ingredientes se misturem. Junte depois os pedaços de tomate pelados e envolva tudo. Adicione o açúcar, mexa e deixe cozinhar em lume médio durante alguns minutos. Prove e verifique se o tomate perdeu acidez significativa - caso verifique que ainda sente acidez nas papilas gustativas, adicione mais uma colher (rasa) de açúcar. Junte de seguida uma pitada generosa de sal marinho, mexa e deixe cozinhar em lume brando até que os pedaços de tomate estejam totalmente cozinhados.

Na panela pequena deite o vinho e deixe evaporar o álcool em lume médio a alto. Deixe ferver abundantemente durante alguns minutos e assim que o vapor do vinho já não cheire a álcool, apague o lume.

Entretanto, lave as lulas (peça na peixaria que as limpem e as cortem para guisar) e escorra-as bem - reserve. Lave as batatinhas novas, esfregando bem a casca e retirando eventuais pontos negros que apresentem com a ponta de uma faca - reserve.

Assim que o tomate esteja cozinhado, adicione o chouriço fatiado e o vinho. Mexa tudo e aumente para lume médio, até começar a fervilhar lentamente. Adicione as folhas de louro, as batatas e mais uma pitada de sal marinho. Deixe cozinhar durante cerca de 3 a 5 minutos com a tampa colocada. Após este tempo, junte as lulas e mais uma pitada generosa de sal, envolva tudo suavemente e deixe começar a borbulhar levemente. Após este tempo, reduza o lume para brando, deixe começar a fervilhar de novo lentamente e tape, deixando cozinhar durante 60 minutos (após este tempo as lulas e as batatas devem apresentar-se macias e bem cozinhadas, caso contrário deixe cozinhar mais 5 a 10 minutos).

Sirva quente, em pratos fundos, acompanhando com fatias de pão e o resto do vinho branco que usou neste receita, bem gelado.


Bom Apetite!


Nota: Receita original de Raymond Blanc e adaptada pela cozinheira da casa


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, gostamos de o ler!
OBRIGADA pela sua visita e volte sempre!