Nos últimos 5 anos têm sido diagnosticadas a familiares e amigos próximos várias doenças do foro intestinal, todas crónicas e incuráveis. É nas conversas que tenho com cada um destes casos que vou descobrindo a realidade de doenças como a Doença Celíaca, a Doença de Crohn e a Colite Ulcerosa. Doenças sem idade, sem género, com sintomas muito diferentes de caso para caso e cujos tratamentos são um constante desafio, pois não existem tratamentos genéricos. Apesar de nomes, sintomas e caracterizações diferentes, todas estas doenças encontram a estabilização através de uma alimentação equilibrada, com introdução, erradicação ou substituição de ingredientes específicos, mas sempre com necessidade de vigilância constante ao que se ingere.
A sugestão de hoje foi criada para estas pessoas do meu coração e para todas as outras que conhecem igualmente bem estas realidades. É uma receita cheia de Super Poderes, rica em antioxidantes, vitaminas e sais minerais através dos Mirtilos, do Limão e do Maracujá, totalmente livre de glúten e tão, mas tão gulosa que melhor do que uma fatia deste bolo, só mesmo duas!
Não deixe de experimentar a sugestão de hoje, mesmo que não padeça de nenhumas destas condições, podendo substituir a farinha e o fermento sem glúten por farinha de trigo e
fermento químico em pó, utilizando as mesmas quantidades indicadas na receita. Este bolo fica tão fofo, leve e guloso que é quase um pecado não o provar!
Junte-se a nós no Instagram
Nº Pessoas: | > 5 |
Tempo Prep.: | 90 min. |
Dificuldade: | ** (Média) |
Ingr. Principal: | Fruta |
Vegetariano: | Sim (Ovolactoveg) |
Para Crianças: | Sim |
Tipo Prato: | Bolo |
Festividade: | N/A |
Cozinha: | De Autor |
Ingredientes:
- 200 gr de Farinha sem Glúten (usei da marca Glutano Mix it! disponível no Celeiro) + alguns gramas para polvilhar a forma
* Em alternativa à farinha sem Glúten, pode usar 200 gr de Farinha convencional sem fermento
- 5 gr de Fermento sem Glúten (usei da marca Vitam Back-Hefe, também disponível no Celeiro)
* Em alternativa ao fermento sem Glúten, pode usar 1 colher de chá (bem cheia) de Fermento químico em pó
- 180 gr de Açúcar Amarelo
- 4 Ovos
- 1 pitada de Sal Marinho
- 100 gr de Manteiga sem Sal
- Raspa de 1/2 Limão médio (ou de 1 pequeno)
- Polpa de 3 Maracujás frescos
- 200 gr de Mirtilos frescos
Vai também precisar de:
- Forma de bolo inglês
- Balança de cozinha
- 2 Tigelas grandes e 1 média
- Batedeira ou robot de cozinha
- Salazar ou espátula de cozinha
- Peneira de cozinha
Preparação:
Ligue o
forno a 200º C (opção apenas de aquecimento em baixo, para
fazer crescer a massa sem queimar o topo do bolo).
* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.
* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.
Unte a forma com um pouco de manteiga sem sal e polvilhe com um pouco de farinha sem glúten - reserve.
Coloque a farinha e o açúcar em cada uma das tigelas grandes, retirando ao açúcar 2 a 3 colheres de sopa para um outro recipiente pequeno. Adicione à farinha o fermento e reserve.
Separe as gemas das claras, colocando as gemas na tigela do açúcar e as claras na tigela média. Bata as claras em castelo (com uma
pitada de sal, para subirem mais rápido) e, depois de bem firmes,
junte-lhes as 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar que reservou anteriormente, continuando a bater até obter uma consistência cremosa (quase de suspiro). Reserve.
Bata as gemas com o açúcar até obter uma pasta granulosa.
Adicione a manteiga à temperatura ambiente e bata até obter uma massa esbranquiçada. Junte de seguida a
raspa de limão, a polpa dos maracujás e metade das claras em castelo. Envolva tudo com a ajuda do Salazar ou espátula. Adicione depois a farinha
com o fermento (peneirados) e bata até que a massa fique muito suave e forme pequenas bolhas. Junte 150 gr de mirtilos (lavados e bem secos) e o resto das claras com a ajuda da espátula, envolvendo tudo
suavemente (não bata a massa ou use movimentos rápidos neste último
passo, pois pretende-se que a massa encorpore as claras em castelo e o
ar que nelas existem).
Deite a massa na forma e nivele com a ajuda da espátula. Decore o topo da massa com os 50 gr restantes dos mirtilos (lavados e bem secos), espaçando-os entre si. Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos (para que a massa
não abata, não abra o forno durante a cozedura). Após esse tempo, espete
um palito na massa até ao fundo da forma e verifique se está cozinhada (se ao
retirar, o palito estiver totalmente seco o bolo está cozinhado).
Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar. Sirva com o seu chá preferido e...
Bom Apetite!
Um bolo lindo! E imagino o sabor do limão e mirtillos... Adorei.
ResponderEliminarBeijinhos
Este bolo faz salivar logo que se bate a massa, depois quando se deita na forma e, claro, ainda mais com o quentinho do forno. É uma tentação tão gulosa, que cada fatia sabe pela vida! Assim de rajada já há menos de meio bolo! :D
EliminarFico feliz que tenha gostado da sugestão e se gostou da combinação Mirtilos + Limão, partilho que o Maracujá faz aumentar ainda mais a intensidade do sabor! Se experimentar a receita, partilhe comigo o que achou. Vou gostar de saber a opinião de mais um paladar apurado! ;)
Beijinhos e boa semana!
Se posso sugerir, experimente a farinha Doves Farm White Self Raising, à venda no Celeiro, Supercor ou Supermercados Apolónia. É, a meu ver, a melhor farinha sem glúten para doces e, de certeza, irá obter resultados ainda mais saborosos.
ResponderEliminarOlá Lucente! :) Seja muitíssimo bem-vinda a esta cozinha!
EliminarObrigada pela sugestão, já tomei nota para não esquecer. Optei pela Glutano Mix it! porque é universal, permitindo utilizações quer em bolos quer em pão. E gostei bastante, pois traz leveza à receita (no caso deste bolo em particular, o truque das claras injecta ar na massa, mas a farinha usada dá-lhe uma textura muitíssimo agradável). Quando acabar este pacote, vou experimentar a que sugere. Obrigada pela dica!
P.s.: Espreitei o seu blog e gostei muito das suas sugestões. Já estou a segui-lo através do bloglovin. :)
Beijinho, boa semana e volte sempre a esta cozinha!
Ficou com um interior lindissimo!
ResponderEliminarBjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy
Obrigada, Susana! :))
EliminarFica um bolo lindo, por dentro e por fora e mais lindo ainda fatiado num prato de sobremesa! :p Uma tentação esta delícia de bolo!
P.s.: Espreitei o seu blog e fiquei de água na boca com o seu Pão de Farelo e Centeio! Que bom aspecto e tão fácil de fazer! Já coloquei na lista para experimentar. ;)
Beijinho de volta, cont de boa semana e obrigada pela visita!
Olá Ivete,
ResponderEliminarà polpa dos maracujás, retiras as sementes?
As tuas fotografias estão muito bonitas e fiquei cheia de vontade de experimentar esta receita, adoro mirtilos e limão!
Um beijinho
Olá MJ! :)
ResponderEliminarNão tiro as sementes aos Maracujás, pois adoro tudo nesta fruta (incluindo as sementes)! E como tenho um gosto especial pelo crocante e estaladiço, o uso das sementes só ajuda à festa! Kkkkkk... :D No entanto, quem não lhes ache tanta piada pode tirá-los com a ajuda de um passador ou peneira pequena, filtrando as sementes quando retirar a polpa dos Maracujás.
Obrigada pelo elogio às fotos, que vindo de ti com esse talento para as fotografias, me deixa muito feliz! :)
Experimenta sim, que sei que gostas tanto destes sabores. Acho que não vais ficar desiludida! E quando experimentares, tira umas fotos e manda para mim, que tenho muito gosto em partilhar na página do Facebook. Assim ajudas-me a inaugurar um álbum novo! ;)
Beijinhos e obrigada pela visita e pelo comentário!
Ai que inveja....Que apetitoso! Adoro o aspecto do bolo, dá vontade de ir correr para a cozinha fazê-lo. Hoje fiz uma tarte de maçã e caramelo e tem um aspecto de fugir.
ResponderEliminarOlá Sara! :)
ResponderEliminarSeja muito bem bem-vinda a esta cozinha!
Gosto de saber que as fotografias lhe deram imensa vontade de fazer o bolo! ;) Apesar dessa desventura com o aspecto da tarte de hoje (e de sabor, como está?), garanto que se seguir esta receita como aqui foi publicada, o seu bolo também sairá com este aspecto! Por dentro e por fora!
Fica lindo, cheiroso, leve e tão guloso que desaparece em 3 tempos! Aqui em casa só durou 3 dias e até as migalhas se comeram! :D
Quando experimentar a receita, tire-lhe uma foto que tenho muito gosto em partilhar na página do Facebook.
Beijinho e obrigada pela sua visita, comentário e, já agora, bom fim de semana!
Este bolo deve ser muito bom!
ResponderEliminarEncontrei o seu blog por acaso, quando pesquisava bolos com "Gluten Free"...fiquei rendida a esta aspecto :)...e o resto do blog está maravilhoso.Parabéns!
Beijinhos
Olá Cozinha com Pinta e seja muitíssimo bem-vinda a esta cozinha! :)
EliminarFico feliz que nos tenha encontrado e mais ainda que tenha gostado desta sugestão. Experimente-a na sua cozinha e depois partilhe comigo o que achou. Vou gostar de saber a sua opinião! Se quiser, partilhe comigo uma foto do aspecto final do seu bolo e terei muito gosto de a partilhar na nossa página do Facebook. ;)
Obrigada pelo seu simpático comentário e pelas sua palavras, que motivam sempre a continuar! Visite-nos sempre que queira!
Beijinho de volta para si e continuação de boa semana!