O Salmão é um peixe cheio de virtudes! É um poderoso protector do
coração, é rico em ómega 3, evita a obstrução das artérias coronárias,
reduz o colesterol, combate os triglicéridos e cá em casa comemo-lo,
pelo menos, uma vez por semana. Criei esta receita numa altura de dieta
imposta ao J., que precisava de reduzir o colestrol e resultou tão
bem que entrou imediatamente na nossa ementa regular. Experimente, é uma
festa de sabores fantásticos e faz-lhe muitíssimo bem à saúde!
Junte-se a nós no Instagram
Nº Pessoas: | 2 |
Tempo Prep.: | 30 min. |
Dificuldade: | * (Fácil) |
Ingr. Principal: | Peixe |
Vegetariano: | Não |
Para Crianças: | Sim |
Tipo Prato: | Principal |
Festividade: | N/A |
Cozinha: | De Autor |
Ingredientes:
- 4 Tomates pequenos
- 2 Cebolas médias
- 8 Espargos
- 2 dentes de Alho (grandes)
- 2 hastes generosas de Tomilho fresco
- Azeite Extra-Virgem q.b.
- Sal marinho q.b.
- 2 colheres de sobremesa de Açúcar Amarelo
- 3 colheres de sopa de Vinagre Balsâmico
- 2 lombos de Salmão
- 1 Lima
- 2 colheres de sopa de sementes de Sésamo
- 2 colheres de sopa de sementes de Chia
Também vai precisar de:
- 2 Frigideiras antiaderentes (1 pequena e 1 grande)
- 2 Pratos fundos
Preparação:
Comece por lavar e cortar os legumes: corte os tomates e as cebolas em quartos e trate os espargos utilizando a técnica explicada aqui e aqui. Escorra-os bem e junte-lhes uma pitada de sal marinho. Reserve.
Esborrache os alhos com a ajuda de uma faca, sem lhes tirar a casca. Lave e seque bem o tomilho (é importante secá-lo bem, pois se tiver água vai fazer espirrar o azeite a ferver) e deite-o numa frigideira grande em conjunto com os alhos e um fio generoso de azeite e.v. Acenda/ ligue o lume e deixe os alhos e o tomilho cozinharem durante 1 minuto. Adicione depois os legumes e deixe cozinhar durante 5 minutos em lume médio. Após este tempo polvilhe todos os legumes com 1 colher de sobremesa (cheia) com o açúcar e envolva (o açúcar vai ajudar a extrair a doçura natural dos legumes e cortar a acidez dos tomates). Deixe cozinhar durante 3 minutos. Adicione depois 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico e envolva suavemente. Deixe cozinhar mais 3 minutos (ou até o vinagre reduzir e se tornar espesso) e adicione mais 1 colher de sobremesa (cheia) de açúcar aos legumes. Envolva tudo, deixe cozinhar cerca de 1 minuto e deite uma pitada de sal marinho. Deixe cozinhar em lume baixo até os legumes ficarem tenros e o centro dos tomates ficar mole e quase reduzido a polpa - a meio do tempo de cozedura prove o molho e rectifique o sal se necessário.
Comece a preparar o salmão, passando os dedos ao longo dos filamentos do peixe para verificar se existem espinhas e retire-as, caso existam. Reserve.
Num prato fundo esprema o sumo de uma lima. Noutro prato fundo deite uma pitada de sal e 2 colheres de sopa de sementes de Sésamo e 2 de sementes de Chia. Misture tudo.
Coloque os lombos de salmão no sumo de lima e deixe marinar durante 5 minutos (vire os lombos a meio deste tempo, para que ambos os lados possam marinar no sumo). Passado este tempo envolva o peixe nas sementes. Reserve.
Numa frigideira pequena aqueça 1 colher de chá de azeite e.v.. Quando o azeite estiver bem quente, coloque os lombos de salmão e deixe cozinhar em lume médio/ alto durante 1 a 1,5 minuto de cada lado.
Dica: Não deixe cozinhar o salmão mais do que este tempo pois ficará seco, sendo que o que procura neste prato é uma textura suave e uma cor rosa vivo no interior do lombo.
Sirva quente.
Bom Apetite!
4 comentários:
Eu adoro salmão e esse ficou lindo! gostei muito da sugestão.
Beijinhos, resto de bom Domingo!
Olá Mª João, seja muitíssimo bem-vinda a esta cozinha! :)
Fico feliz que tenha gostado da sugestão. Experimente e depois partilhe como ficou.
Beijinhos de volta para si e bom Domingo (o que resta dele)!
Muito boa a receita! Fiz ontem e ficou excelente.
O nível "fácil" vale mesmo, pois fiz sozinho, mesmo com um braço quebrado! :)
Minhas adaptações (por pura falta de ingredientes) foram: açucar mascavo no lugar do amarelo, troquei o alho por um galhinho de alecrim, e o sésamo eu substituí por linhaça.
Abraço,
Mauro.
Oi, Mauro, seja muito bem-vindo a essa cozinha! :)
Fico muito feliz com seu feedback: que tenha experimentado essa nossa sugestão e que tenha gostado tanto. Sobre as alterações que fez, parecem-me óptimas alternativas, pois são igualmente saudáveis e complementam muito bem esse prato.
Desejo as melhoras rápidas do seu braço quebrado e que volte sempre a essa cozinha virtual! Vou gostar de conhecer sua opinião sobre outras sugestões nossas que venha a experimentar no futuro! ;)
Um abraço de volta para você e até breve!
Enviar um comentário