Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Bolachas de Alfazema

Lembra-se do Açúcar de Alfazema que fiz há cerca de três semanas? Pois hoje foi dia de o usar numa receita de Bolachinhas de Alfazema perfeitas para acompanhar chá ou café, ao lanche ou a seguir à refeição. São perfumadíssimas, amanteigadas, estaladiças e tão, mas tão saborosas, que o desafio é parar de as comer!



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas:
> 10 *
Tempo Prep.:  120 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Vários
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

* Receita para cerca de 60 bolachinhas

Ingredientes: 
- 470 gr de Farinha (e mais um pouco para polvilhar)
- 1 colher de chá de Fermento
- 1/2 colher de chá de Sal
- 250 gr de Manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
- 210 gr de Açúcar de Alfazema (veja a receita aqui)
- 105 gr de Açúcar refinado
- 1 Ovo grande
- 1 colher de café (pouco cheia) de Óleo Essencial de Alfazema (pode comprá-lo em lojas de produtos naturais e/ou biológicos)
- 1 colher de sopa (cheia) de Crême Fraiche

Também vai precisar de:
- 2 Tigelas plásticas fundas
- 1 Peneira média
- Batedeira eléctrica
- 1 Salazar ou Espátula plástica
- Película aderente q.b.
- 1 Rolo de massa
- 1 Copo de boca pequena
- Papel vegetal q.b.
- 3 Tabuleiros de forno
- 1 Espátula metálica
 
Preparação:
 
* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação das bolachas, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Numa tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Noutra tigela grande, bata a manteiga com o açúcar com a ajuda da batedeira eléctrica, em velocidade média-alta durante 2 a 3 minutos ou até obter uma mistura leve e macia. Adicione o ovo e o óleo essencial de alfazema e bata em velocidade baixa, até o ovo ficar ligado aos restantes ingredientes. Com a ajuda de uma peneira, deite parte da farinha para dentro do preparado anterior e bata até a farinha ficar incorporada. Adicione nova quantidade de farinha e repita o processo anterior (até terminar a quantidade de farinha). Adicione o crême fraiche e bata devagar até todos os ingredientes estarem bem misturados e ter obtido uma massa leve e suave.

Estenda um rectângulo generoso de película aderente sobre a bancada de trabalho. Com a ajuda de um Salazar (ou espátula plástica), deite toda a massa em pequenas porções sobre a película, estenda-a e disponha-a num formato rectangular. Cubra a massa com nova camada de película aderente. Enrole a massa e leve ao frigorífico, pelo menos durante 1 hora ou de um dia para o outro.

Após o tempo indicado, ligue o forno a 180º C (aquecimento apenas em baixo) e forre 3 tabuleiros de forno com papel vegetal. Polvilhe a bancada e o rolo de massa que usar com farinha e retire a massa de dentro da película aderente para cima da farinha colocada na bancada. Estenda a massa até obter uma espessura de 6 mm. Com a ajuda de um copo de boca pequena (ou corta-massas, caso tenha), corte as bolachas. Utilize uma espátula metálica polvilhada com farinha para transferir as bolachas para o tabuleiro de forno, dispondo-as entre si com 2,5 cm de intervalo. Reúna os restos de massa, forme uma bola compacta, volte a polvilhar a bancada com farinha, volte a estender a massa e repita todo o processo anterior até terminar a massa.

Coloque os tabuleiros das bolachas no forno e deixe cozinhar até o contorno das bolachas começar a ficar levemente dourado. Troque a ordem dos tabuleiros no forno (o de baixo para cima, o de cima para o meio e o do meio para baixo) para que as bolachas cozinhem ao mesmo tempo e para que as de baixo não comecem a queimar. Deixe cozinhar durante o tempo total de 18 a 20 minutos (ou quando vir que o contorno inferior das bolachas está dourado e o topo ainda claro). Retire e deixe as bolachas arrefecerem 5 minutos nos tabuleiros. Transfira-as depois (com a ajuda da espátula metálica) para uma grelha ou rede e deixe-as arrefecer completamente (durante cerca de 30 minutos). 

Guarde-as numa caixa metálica para se manterem estaladiças. 


Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, gostamos de o ler!
OBRIGADA pela sua visita e volte sempre!