terça-feira, 9 de abril de 2013

CupCakes [Despidos] de Mandarina

Esta receita faz parte do meu imaginário infantil, das imensas recordações felizes dos chás da tarde em casa da querida Avó (também ela cozinheira, de mão cheia e de coração), onde ouvia as conversas dos adultos e lhes imitava os gestos já crescidos. A receita original é do mais fofo e húmido Bolo de Laranja que conheço, pois na época da Avó, os queques eram de arroz e o chá acompanhava-se com bolos fofos e frescos, feitos nesse início de tarde para minha delícia, da Avó e das suas amigas.
O que aqui vos apresento é um "twist" pessoal a essa receita original, quer no formato, quer no ingrediente principal.



Junte-se a nós no Instagram


Nº Pessoas: 9
Tempo Prep.:  60 min.
Dificuldade: ** (Média)
Ingr. Principal: Fruta
Vegetariano: Sim (Ovolactoveg)
Para Crianças: Sim
Tipo Prato: Bolo
Festividade: N/A
Cozinha: De Autor

Ingredientes:
- 4 Ovos
- 200 gr de Farinha
- 1 colher de chá (cheia) de Fermento
- 200 gr de Açúcar
- 100 gr de Manteiga
- Raspa de 1 Mandarina
- Sumo de 2 Mandarinas

Vai também precisar de:
- Cerca de 18 formas de papel
- Decorações de bolo a gosto (opcional)

Preparação:
* Dica: Retire todos os ingredientes guardados no frigorífico cerca de 5 a 10 minutos antes de os usar na preparação do bolo, pois os ingredientes usados frios podem alterar a consistência final da massa.

Comece por colocar as forminhas num tabuleiro para Cupcakes e ligue o forno a 180º C (seleccione apenas a opção aquecimento em baixo, para fazer crescer a massa sem queimar o topo do Cupcake).
Pese a farinha e depois o açúcar. Bata as claras em castelo (com uma pitada de sal, para subirem mais rápido) e, depois de bem firmes, junte-lhes 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar (retire-as do açúcar medido anteriormente), continuando a bater até obter uma consistência cremosa (quase de suspiro). Reserve.

Bata as gemas com o açúcar (antes de adicionar as gemas, retire ao açúcar mais 3 colheres de sopa para outro recipiente e reserve). Adicione a manteiga à temperatura ambiente e bata. Junte de seguida a raspa da Mandarina e metade das claras em castelo. Adicione a farinha com o fermento (peneirada) e bata até que a massa forme bolhas. Usando uma espátula (estilo Salazar), adicione o resto das claras e envolva suavemente (não bata a massa ou use movimentos rápidos neste último passo, pois pretende-se que a massa encorpore as claras em castelo e o ar que nelas existem).

Coloque a massa num saco de pasteleiro e deite em cada forminha de papel (encha até 2/3 da forma). Leve ao forno cerca de 30m. (para que a massa não abata não abra o forno durante a cozedura). Após esse tempo, espete um palito na massa e verifique se a mesma está cozinhada (se ao retirá-lo o palito estiver totalmente seco, os Cupcakes estão prontos).

Assim que colocar os Cupcakes no forno, comece a preparar a Calda de Mandarina com que vai regá-los ainda quentes. Esprema o sumo à Mandarina a que retirou a raspa anteriormente e o de uma outra. Deite o sumo numa panela pequena, adicione o açúcar que reservou previamente e leve a lume brando (mexendo até o sumo absorver o açúcar e depois disso de vez em quando), até formar uma calda. Retire do lume e deixe arrefecer. A calda deve ser derramada fria por cima dos Cupcakes acabados de sair do forno, previamente furados com um palito quase até ao final da massa, para obter um interior húmido e um topo reluzente. Desenforme, coloque num prato, decore a seu gosto e...


Bom Apetite!


Sem comentários: